Facebook
Instagram
Linkedin
Email
iten(s)

ITEM ADICIONADO AO ORÇAMENTO


Martelete: carro-chefe da construção civil?

Martelete: carro-chefe da construção civil?

Por Gabrielle Dantas, colunista, graduada em Engenharia de Materiais pelo Cefet/MG

Como uma das ferramentas mais importantes da construção civil, o martelete tem se destacado por ser utilizado em serviços de corte, demolição e perfuração. Sua função fundamental é romper ou furar materiais mais resistentes, como concreto, alvenaria, pedra e tijolo, de maneira eficiente e rápida. Em outras palavras, esse equipamento é um tipo de britadeira utilizada para perfurar e romper superfícies mais espessas e duras.

O martelete é especialmente eficaz para tarefas que envolvem impacto contínuo e força ou que podem ser difíceis/impossíveis de alcançar com uma ferramenta manual, uma talhadeira, por exemplo. Importante frisar também que existem diferentes tipos de marteletes, cada um adequado para tarefas específicas, podendo ser elétrico ou pneumático, possuir diversas gramaturas e tamanhos e se diferenciar de acordo com sua função (perfurador, rompedor ou demolidor).

Consoante a Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Bens Móveis (Alec), os marteletes mais empregados pela construção civil são os de 10, 16 e 30Kg. O de 10kg é indicado para paredes, colunas, entre outras aplicações na horizontal. Enquanto o de 16kg é utilizado para pequenas obras em pisos com até 20 cm de espessura. Já o equipamento de 30kg é recomendado para trabalhos em pisos com espessura superior a 20 cm.

Os marteletes são por vezes confundidos com martelos e furadeiras de construção, porém diferem-se quanto a tamanho e funcionalidade. O martelete é um equipamento mais forte, com um motor mais potente e resistente que a furadeira.  Ideal para trabalhos em materiais mais rígidos, como concreto e pedras. Além disso, consegue fazer a broca penetrar nessas estruturas com mais facilidade e de forma precisa, enquanto a furadeira deve ser empregada em situações mais simples. Já o martelo de construção é usado na vertical e, mesmo sendo mais leve que os marteletes, necessita de uma força física maior, possuem menor força de impacto e precisão. A desvantagem é que os marteletes são caros para quem deseja comprar, mas, para isso, alugar pode ser uma excelente opção.

Enfim, se é ou não o carro-chefe da construção, meus amigos, difícil dizer, mas sem dúvida ele não pode faltar em sua obra. A propósito, na Rentalfuros, há profissionais preparados para te auxiliar na escolha do equipamento ideal com base na aplicação, tipo de obra e estrutura do canteiro de obra.


Tem enfrentado problemas em sua obra? Assine nossa newsletter e saiba como podemos ajudá-lo (a)

Newsletter
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Rentalfuros www.rentalfuros.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×