Facebook
Instagram
Linkedin
Email

Construção Sustentável e Inovações em 2023

Construção Sustentável e Inovações em 2023

Por Gabrielle Dantas, colunista, graduada em Engenharia de Materiais pelo Cefet/MG

Olá, leitores entusiastas da construção! Em nossa última publicação sobre novidades de 2023, mergulhamos nas tendências que as construtoras abraçaramneste ano. Hoje, continuaremos explorando o fascinante mundo das inovações na Construção Civil, com destaque para o conceito central:SUSTENTABILIDADE. Buscar minimzar os danos ao meio ambiente tem sido a premissa para uma imagem positiva no mercado, desde a escolha de materiais ecológicos até a gestão eficiente de resíduos.

Relembrando as tendências dos tijolos ecológicos compartilhadas, agora, alinhados a essa mentalidade ecológica, as casas pré-fabricadas emergem como uma poderosa tendência em 2023. A propósito, a Rentalfuros já falou dos benefícios desse novo modelo de construção com a sócia-proprietária da empresa Siray Cioletti Engenharia, Luciene Siray. De lá pra cá, a Siray Cioletti tem investido em pesquisas e protótipos para construção civil. Corra lá para o nosso canal TV Rentalfuros e veja.

Redução de custos, otimização da mão de obra e logística eficiente são apenas algumas das vantagens desse novo conceito. Em sintonia com a economia financeira, redução de desperdício e uma logística mais inteligente na obra, a inovação Lean Construction ganha espaço, proporcionando aos gestores maior organização e produtividade, com foco no planejamento e controle do processo de produção e do canteiro de obras.

A revolucionária Internet das Coisas (IoT) entra em cena, conectando o mundo físico ao digital em tempo real. Essa tecnologia não apenas permite a transmissão de informações durante todo o processo construtivo, mas também oferece uma compreensão aprimorada dos relatórios gerados. Para os consumidores finais, a IoT traz a conveniência da automação residencial, com sensores que controlam aparelhos eletrônicos à distância. Além disso, a IoT desempenha um papel vital na economia de energia elétrica e no controle geral do funcionamento dos equipamentos.

Por fim, a ideia de Cidades Inteligentes, buscando criar ambientes urbanos com construções sustentáveis e tecnologicamente avançadas. Essas cidades não são apenas espaços físicos, mas ecossistemas interconectados que promovem uma melhor qualidade de vida, abrangendo áreas como transporte, espaços comunitários e consumo. Com infraestruturas tecnológicas eficientes, essas cidades oferecem hotspots de internet gratuita, controle de câmeras de segurança e transmissão de dados essenciais.

Estas são apenas algumas das tendências que moldarão o futuro da indústria da construção.

Estamos no limiar de uma era de construção mais inteligente, sustentável e conectada. Acompanhem-nos nessa jornada empolgante!


Tem enfrentado problemas em sua obra? Assine nossa newsletter e saiba como podemos ajudá-lo (a)

Newsletter
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Rentalfuros www.rentalfuros.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×