Facebook
Instagram
Linkedin
Email

Construção civil: o que é preciso saber

Construção civil: o que é preciso saber

Por Gabrielle Dantas, graduada em Engenharia de Materiais pelo Cefet/MG

Quando falamos em obra civil, nos vem à mente aquele desconforto, que todos conhecemos, gerado pelo barulho contínuo, poeira e duração do serviço, afinal quem nunca passou por uma obra em casa?

Porém, é importante desmistificar certos conceitos. “Obra civil” não é malefício; é crescimento, pois abrange projetos de construção, reforma, ou qualquer tipo de trabalho realizado em estruturas físicas, como: construção de edifícios; obras de infraestrutura como estradas, pontes, ferrovias e aeroportos; obras hidráulicas em represas, canais, barragem; obras de saneamento básico em sistemas de esgoto e estações de tratamento; contenção de encostas e urbanização.

Uma obra passa por várias etapas e garantir a eficiência, o profissionalismo e a segurança em cada uma delas é crucial para um resultado final com qualidade. Para ter um planejamento cuidadoso e um bom projeto (1ª etapa) é necessário definir os objetivos da obra, orçamento, cronograma, seleção de materiais e equipamentos, contratação da mão de obra e empresas prestadoras de serviço. O licenciamento e regulamentações consistem a segunda fase de uma obra, seguida da execução (3ª etapa), que envolve a construção concreta com trabalhos de escavação, fundações, estruturação, alvenaria, instalações elétricas e hidráulicas, acabamentos, entre outros. Durante a execução deve haver o monitoramento (4ª etapa) e, por fim, a manutenção, encerrando um ciclo de uma obra de construção civil.

É na etapa de execução que a Rentalfuros atua com a sua ampla experiência no mercado da construção civil, fornecendo ferramentas elétricas modernas para locação e serviços de cortes e furos em concreto, alvenaria e rochas, com mão de obra altamente qualificada e certificada. Mas, afinal, para que serve o serviço de perfurações e cortes? As perfurações são usadas para criação de furos ou aberturas retangulares em materiais duros e são frequentemente executadas para a instalação de tubulações, passagem de cabos, ancoragens, entre outros. Já os cortes criam aberturas maiores, retas ou angulares para instalações de portas, janelas, acesso a dutos e para remodelar estruturas existentes. Esses trabalhos geralmente são realizados em lajes, vigas, paredes, pilares, pisos asfálticos e mármore.

Ao optar por contratar uma empresa especializada, é mais provável que a realização do serviço cause menos interrupções nas operações em andamento, economia de tempo de treinamento e seleção de mão de obra, com mais segurança, precisão e melhor acabamento dos cortes e furos.

A propósito, se quiser saber mais sobre o serviço de perfuração e cortes prestados pela Rentalfuros, não perca o próximo artigo. Até breve, pessoal!


Tem enfrentado problemas em sua obra? Assine nossa newsletter e saiba como podemos ajudá-lo (a)

Newsletter
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Rentalfuros www.rentalfuros.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×