Facebook
Instagram
Linkedin
Email

Construção adota tecnologias de ponta, como BIM (Building Information Modeling), drones, tijolos ecológicos, realidade virtual e aumentada e impressão 3D

Construção adota tecnologias de ponta, como BIM (Building Information Modeling), drones, tijolos ecológicos, realidade virtual e aumentada e impressão 3D

 

Por Gabrielle Dantas, colunista, graduada em Engenharia de Materiais pelo Cefet/MG

A construção civil está passando por uma verdadeira revolução, impulsionada pela inovação tecnológica e pela crescente conscientização ambiental. Essas mudanças não apenas elevam a qualidade de vida das equipes de construção e dos futuros ocupantes das edificações, mas também impulsionam a produtividade e otimização dos processos. Venha comigo para acompanhar o que tem de mais inovador nas construtoras no momento.

Em 2023, as construtoras têm se destacado pela adoção de tecnologias de ponta, como o BIM (Building Information Modeling), drones, tijolos ecológicos, realidade virtual e aumentada e impressão 3D. Essas tecnologias estão transformando a maneira como os projetos são concebidos e executados, resultando em maior precisão, economia de tempo e redução de desperdício.

O BIM, por exemplo, simplifica a revisão de projetos ao oferecer aos planejadores uma visão clara do andamento de cada fase e dos próximos passos. Isso permite o registro digital de todo o processo de construção e facilita a gestão de projetos, garantindo o sucesso.

Drones na construção civil desempenham múltiplos papéis, desde a avaliação termográfica de revestimentos até a criação de mapas 3D das construções, passando pela produção de conteúdo para divulgação. Eles também auxiliam na gestão de canteiros de obras e chegam a locais de difícil acesso, minimizando riscos para os trabalhadores.

Quando se trata de sustentabilidade, os tijolos ecológicos são uma alternativa notável, pois reduzem o impacto ambiental, uma vez que são feitos a partir do reaproveitamento de materiais e são economicamente vantajosos.

Sem contar que hoje contamos com a realidade aumentada, com sinergia entre o mundo real e o virtual, permitindo uma interação mais profunda com os projetos. Ela proporciona uma nova dimensão aos modelos virtuais, identificando incompatibilidades geométricas e permitindo o acompanhamento da obra à distância em 360 graus.

Já a impressão 3D é utilizada na criação de construções modulares, como estruturas pré-fabricadas, transformando a maneira como produzimos e transportamos materiais de diversos tamanhos.

Essas são apenas algumas das fascinantes tendências de inovação na construção civil. Continue nos acompanhando para mais conteúdo. Embora seja um setor tradicional, a construção civil não para de evoluir, exigindo constante atualização de seus profissionais.

 

 


Tem enfrentado problemas em sua obra? Assine nossa newsletter e saiba como podemos ajudá-lo (a)

Newsletter
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Rentalfuros www.rentalfuros.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×